quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Filhos!!! Melhor não tê-los???

Para começo de conversa vou logo esclarecendo que não estou grávida!! rs
Não que não queira estar, mas vamos combinar que preciso de um bom emprego antes...
Entretanto vou confessar que apesar de querer muito, a maternidade ainda me assusta em muitos pontos... um dos meus primeiros pensamentos em 2010 foi: "Nossa ano que vem é 2011!!"
Pausa para explicações: Para quem não sabe nossa meta era ter nosso primeiro filho em 2011, porque como queremos ter 2 e é bom ter filhos antes dos 30 anos, se tivesse o primeiro com 28, dava para ter o segundo em seguida e fechar a fábrica antes ou pouco depois dos 30 e assim, estaria um pouco mais tranquila em relação a minha saúde.
Não é a gravidez que preocupa, nem o fato de possivelmente engordar vários quilos, encher-me de estrias e celulites, ver minhas varizes aumentar, nem a dor terrível do parto, nem ser toda "arregaçada" por dentro e por fora, nem mesmo ficar 40 dias no 0 x 0 por causa do resguardo. O que me preocupa é o depois!!
Está muito difícil  educar crianças hoje em dia, a sociedade está cada dia mais egoísta e sem princípios morais. Aquilo que pensamos e acreditamos não podemos expressar de verdade para não corrermos o risco de, apesar de sermos pessoas honestas e do bem, pararmos atrás das grades. Como educarei meus filhos?? Será que serei respeitada e amada por eles??

Ontem fui ao dentista e na saída encontrei-me com uma senhora que havia feito um exame de vista e dilatado as pupilas. Ela não enxergava nada e eu a conduzi até o ponto de ônibus perplexa por ela estar sozinha... enquanto caminhávamos indaguei-a sobre o porquê estar só e ela, tão indignada quanto eu, respondeu-me não saber. Havia falado com os filhos e os netos que faria o exame e apesar de todos estarem de férias, ninguém a quis acompanhar. E ela, sussurrando, reclamou dizendo: " Não sei para que temos filhos! Damos tudo para eles e quando precisamos, els nunca podem nos ajudar."

Saí daquele ambiente meio chocada e fui para casa de meus pais. Comentei a situação com minha mãe, tecemos alguns comentários e passou...

Não sei se comentei mas minha família todo ano aluga uma casa de praia para passarmos todos alguns dias juntos em ritmo de diversão e vamos viajar esse fim de semana e a grande maioria voltará apenas no dia 27. Eu como estou fazendo curso as terças e quintas não poderei ficar e irei apenas nos fds. Minha mãe iniciará um curso em fevereiro e a matrícula tem que ser feita obrigatoriamente na próxima segunda e então ela me fez a proposta de me passar uma procuração para que eu faça a matrícula para ela. Confesso que no auge do meu egoísmo disse não e expliquei que não pegaria ônibus nessa calor, nem enfrentaria fila por causa de ninguém...
Depois disso foi inevitável ouvir: "Você está igual aos filhos daquela senhora!!"

Minha mãe não falou do esforço que eles fizeram a vida toda por mim, não comentou das marcas de sol deixadas no corpo de meu pai enquanto ele enfrentava filas para mim. Quantos ônibus cheios pegaram por mim. Quantas noites em claro passaram por preocupação...
Não precisava falar... tava tudo claro e eu não podia fazer mais nada para consertar o fato de ter sido uma péssima filha naquele momento.

O amor de pai e mãe não tem preço e nós nunca vamos conseguir retribuí-los da mesma forma. Mas cabe a nós ter mai paciência, mais carinho, dar mais atenção e saber que um dia, nós estaremos na posição de pais!!!

2 comentários:

  1. Oi Anna!

    A-do-rei o texto! Acho que atualmente todos têm essa mesma preocupação: será que vamos saber passar aos nossos filhos a educação correta para que sigam no caminho do bem? Infelizmente não temos essa resposta. Mas penso que os pais sempre fazem as coisas, mesmo erradas, tentando acertar. Então, o melhor que fazemos é tentar dar aos nossos filhos a mesma educação que tivemos. Eu tenho certeza de que se eu conseguir ser a metade do que minha mãe foi pra mim e pro meu irmão (pois ela foi mae e pai), eu sei que já estarei no caminho certo!

    Não julgo os filhos dessa senhora que estava sozinha, pois existem muitos pais que "não prestam" e nesse caso, só sabemos do lado dessa senhora... que vemos frágil e sozinha na rua e então nos apiedamos da situação. Mas não sabemos o qeu ela fez da vida dela para poder estar sozinha nessa idade! Será mesmo que ela avisou aos filhos e netos? Será que ela tem filhos e netos? E será que se tem, ela alguma vez deu assistência a eles para ter isso retribuído hoje? Não estou dizendo que eles estejam certos (eu nao faria isso)... só não consigo julgar!!!

    Mas enfim, ter filhos tem que ser algo muuuito pensado mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Noooossa, fiquei tocada com seu texto..rsrs
    Acho bem dificil mesmo educar os filhos nos dias de hj, meu filho ainda vai fazer um aninho..(daq a3 dias) Mas só depensar em como o tempo passa tão rápido, e daq a pouco ele vai estar exposto a todos os problemas do mundo,me dá medo.. mas acho tbm q com muito carinho e atenção eu consiga dar conta dele direitinho..rs E vc tbmvai conseguir, pq nada no mundo atrapalha ou muda a alegria q é ser mãe..E óh.. só engordei 6 kg e meu filho nasceu suuper saudável.. nao se preocupe com isso... rsrsrsrsrs Beijokas.,..

    ResponderExcluir