terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Saudade, palavra triste!!!

Olá a todos!!!
Depois de 9 dias de férias da rotina, do Rio de Janeiro e até do meu marido (rs), estou de volta a realidade...
Engraçado que sempre pensei que iria sofrer muito passando alguns dias longes do meu maridão, mas a verdade é que a distância diminuiu muito com o avanço tecnológico. Todas as vezes que sentia falta, passava um rádio, ouvia sua voz e me acalmava.
Além disso, foram apenas 3 dias distantes dele, em contrapartida estava há quase 1 ano distante do contexto familiar, de passar 24h por dia com minha família. Ter contato diário com meus pais, irmãos, cunhadas e sobrinhos. E essa saudade falou muito mais alto dentro de mim do que a saudade de apenas 3 dias...
Tenho saudade da minha infância... de ser chamada de menina feliz pq tudo que contava era rindo e pulando e quando me perguntavam o porquê daquele comportamento, eu apenas respondia: "- Eu sou uma menina feliz!".
Tenho saudade de brincar na terra, de comer manga e deixar escorrer pelo braço, de brincar de pique-esconde, de pular amarelinha...
Tenho saudade de acordar com o passarinho bicando na janela, ou mesmo de ser acordada pelo meu pai. Tenho saudade das manhãs de sábado e domingo em que acordávamos e íamos todos para cama de mamãe. Saudade de disputar na rua quem ia do ladinho da minha mãe conversando. Saudade de ser buscada na escola e de me emocionar quando o meu irmão mais velho, que morava longe me buscava.
Tenho saudade das minhas amigas, aquelas que cresceram junto, que confidenciamos as primeiras paixões, enquanto ainda brincávamos de Barbie. Saudade do tempo que não tinha que fazer unha, nem depilação, não tinha que lavar louça, nem limpar casa, não tinha contas para pagar e nem me preocupar com as más notícias trasmitidas nos tele-jornais.
Saudade daqueles que eram especias e se foram... saudade, muita saudade!!!
Diante de tanta saudade que nunca terá fim, o que é uma saudade passageira?? Nada!!
Essas "férias" me fez aprender que não precisamos do outro para viver, mas a vida fica bem melhor quando se tem alguém ao lado.

"Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas
e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar,
mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem." (trecho extraído de Filtro Solar)


Um grande beijo para a minha família: meu marido, meus pais, meus irmãos, minhas cunhadas, meus sobrinhos.
Um beijo para meus amigos - aqueles que querem o meu bem, que gostam de mim apesar de todos os meus defeitos.
"Amo muito tudo isso!! "

5 comentários:

  1. Anna,

    Eu tbm tô com saudade...de conversar com vc!
    Some assim mais não!
    rsrsrsr

    BJahm

    ResponderExcluir
  2. Ausência (Carlos Drummond de Andrade)

    Por muito tempo achei que a ausência é falta.
    E lastimava, ignorante, a falta.
    Hoje não a lastimo.
    Não há falta na ausência.
    A ausência é um estar em mim.
    E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
    que rio e danço e invento exclamações alegres,
    porque a ausência, essa ausência assimilada,
    ninguém a rouba mais de mim.

    ResponderExcluir
  3. Anna!

    Que saudade graaaande que eu fiquei da minha infância, lendo seu texto! Caramba! Deu até vontade de chorar só de lembrar como era bom não ter preocupação!

    E olha como é engraçado: quando crianças, fazemos de tudo para crescer... e depois de adultos, morremos de saudades da infância! Ninguém nunca está plenamente satisfeito! Ou está? Sentir saudades deve ser saudável, né?

    Vou linkar seu blog no meu. Vou fazer um post sobre isso.

    Um beijo grande e saudades... das conversas da faculdade!!!

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo, Anna!! Fiquei com lágrimas nos olhos e com nó na garganta. Infelizmente não temos a capacidade de voltar no tempo concretamente, mas, se pudéssemos, voltaríamos e mudaríamos muitos rumos e consertaríamos as coisas erradas que fizemos. A saudade, no entanto, pode ser vista, metaforicamente, como uma forma de voltarmos ao passado; só que, nesse caso, vemos as coisas boas por quais passamos e as pessoas amigas com as quais convivemos. Então, que bom sentir saudade!! Significa que já vivemos intensamente momentos felizes!!
    Bjos, Aline

    ResponderExcluir
  5. Anna!!!
    Veja o post q coloquei hoje! Tudo relacionado com nostalgia! Acho que vc vai gostar!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir