segunda-feira, 8 de março de 2010

Nós somos mulheres!!!

Antes de começar o post de hoje, quero pedir desculpas pela minha ausência e agradecer imensamente a Aline pela homenagem as minhas bodas de papel postada aqui, antes do carnaval.
Do carnaval até hoje tanta coisa aconteceu... e resumidamente fiquei sem tempo para nada.
Mas hoje não poderia deixar de escrever algumas palavras. Tirei tempo de onde não tenho para trazer para a pauta um assunto sério: O dia internacional das mulheres.

História do Dia

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.


A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.


Vendo o histórico do dia, e examinando com frieza os fatos, existe algum motivo para recebermos os parabéns? Não!!! Hoje é dia de luta!!!
Hoje é dia de refletirmos sobre a grande burrada que as mulheres que nos antecederam fizeram. A mulher nunca vai deixar de ter suas atribuições femininas (as que deixam são consideradas relapsas, relaixadas - não são vistas com bons olhos nem por outras mulheres, muito menos por homens), temos que cuidar de casa, roupa, comida, filhos, marido e trabalhar... No quesito cuidar de marido temos que cuidar mesmo, no sentido de fazer comida, ver a roupa que estão vestindo, acompanhar a médico e ainda temos que estar sempre bonitinhas, cheirosinhas, com tudo em cima, e com disposição para cumprirmos nossas "obrigações matrimoniais" (rs). Não existe momento descanso na vida de uma mulher!! Quando parece que estamos descansando a cabeça ferve de pensamentos: "o que vou fazer pra janta?", "quando vou lavar a roupa?", "será que o sabão em pó que tem dá p/ o mês todo?", "será que o condominio foi pago?", "meus filhos ficarão em creche ou com a vó?", "será que estraguarei minha carreira tendo filhos?", "preciso ter filhos antes dos 30!!"... ufa!!! Nossa cabeça não pára!!! Nos preocupamos muito em com tudo!!! Nosso horário de expediente não termina no mesmo horário que o dos homens. Neste trabalho chamado vida, estamos sempre de plantão. São dúvidas, questionamentos, preocupações... a vida não pára!!! E os homens não nos ajudam.
A revolução feminina só ajudou a vida dos homens. A nossa só piorou!! Não é machismo, mas é verdade!! O homem pode dar prioridade a carreira e depois ter filhos, embora filhos nunca será empecilho para o trabalho deles. Pelo contrário, um pai de família é mais bem visto dentro de uma empresa por passa responsabilidade. Se a mulher der prioridade a carreira, fica velha para ser mãe, não consegue casar e passa a correr um grande risco de ter câncer de mama e de ovário. Uma mulher que dá prioridade a carreira não é bem vista pela sociedade, é considerada fria, insensível.
Por lei temos um dia por mês para ficar em casa, devido a menstruação. Alguma mulher aí já ficou??? Temos direito a 1 dia por ano para fazer exames ginecológicos?? Alguma mulher já usou esse dia?? Não!!! Ninguém tem coragem...
A lei está sendo alterada para passar a licença maternidade de 4 meses para 6 meses. Será que isso beneficiará as mulheres ou fará com que o chefe descubra que não precisa mais de nós?
Enfim, apesar de achar nossa vida dura, e achar que a lembrança do dia de hoje é triste, vou deixar aqui meus parabéns a todas as mulheres que fazem tudo que os homens fazem, menstruadas, com cólicas e de salto alto!!

Um grande beijo!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo dia de ontem, Anna!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,

    Tem selinho pra você lá no meu blog!

    Beijokassss

    Livia

    ResponderExcluir